5 DICAS para conquistar uma pele BRONZEADA e SAUDÁVEL no VERÃO

5 DICAS para conquistar uma pele BRONZEADA e SAUDÁVEL no VERÃO

Com a chegada do verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados devido a maior e

exposição ao sol, praia e piscina.

O excesso de raios solares -sem os cuidados devidos- pode trazer grandes perigos, como queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Entretanto, em doses certas, o sol pode ser um grande aliado a nossa saúde pois são os raios ultravioletas que realizam a transformação de algumas substâncias para a forma ativa da vitamina D. Aliada ao cálcio e o fósforo, essa vitamina é fundamental para a saúde dos dentes e ossos, além de auxiliar na funções de diversos órgãos, como pele, músculos, sistema imune, entre outros.

 

Listei alguns cuidados que podemos tomar para garantir a saúde da pele e ainda manter bronzeado bonito por mais tempo.

 

PROTETOR SOLAR

Para existir produção de vitamina D, precisamos tomar sem proteção. Entretanto, apenas 15 minutos de exposição são suficientes para nossa produção diária. No restante do dia, utilize protetor solar com o fator de proteção recomendada pelo seu dermatologista.

 

ANTIOXIDANTES

Para retardar o envelhecimento da pele e reduzir o efeito dos radicais livres gerados pelos raios do sol, a vitamina C e E podem ser boas aliadas. Esses nutrientes estão presentes em alimentos como frutas cítricas (laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi), amêndoas e abacate.

 

LICOPENO

O tomate é rico nessa substância que pode auxiliar no bronzeado, enquanto protege a pele do sol e evita a vermelhidão.

 

CAROTENOIDES

Os alimentos nas cores amarelo, laranja e vermelho (como cenoura, abobora, damasco, batata doce, mamão…) e folhas verde-escuro (como o espinafre) tem maior concentração desse pigmento que possui efeito fotoprotetor, isso é, pode reduzir a sensibilidade da pele a queimaduras solares.

 

HIDRATAÇÃO

A maior exposição ao sol provoca maior quantidade de suor e, consequentemente, maior desidratação. Nesse caso, aumente a atenção para a quantidade de água que você toma ao longo do dia para manter o corpo hidratado.

 

Com amor,
Dra. Camila Castello
Nutricionista – CRN-3/53818

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