SUBCISÃO
É uma doença que acomete a unidade pilossebácea, gerando lesões no rosto e no corpo (tórax e costas). Há diferentes gravidades, desde apenas comedões (cravos) até lesões mais profundas, extremamente dolorosas. Normalmente surge na adolescência, podendo se estender até a terceira década de vida.
Há diversos fatores que influenciam no surgimento e gravidade da acne. Há participação genética, hormonal e bacteriana. Também pode ser causada por exposição a certos tipos de medicamentos, especialmente corticoides e vitamina B12, e a materiais gordurosos, óleos e graxas.
Em relação à alimentação, já foi provado que o consumo de leite e derivados (whey protein) em grande quantidade, assim como de carboidratos de alto índice glicêmico, pioram as lesões de acne, mas nem sempre apenas a dieta é capaz de controlar a acne.
O tratamento é amplo e inclui sabonetes, medicações de uso tópico, medicações de uso oral e terapias adjuvantes, como peelings químicos e LED. É muito importante iniciar o tratamento o mais rápido possível, para evitar a formação de cicatrizes, que impactam negativamente na qualidade de vida dos pacientes. Apenas o dermatologista poderá determinar o melhor tratamento para cada caso.