Dermatologia Cirúrgica

Subcisão

Subcisão

Essa técnica foi descrita em 1995 como alternativa cirúrgica para rugas e cicatrizes deprimidas da pele. Posteriormente, em 1997, passou a ser utilizada no tratamento de celulite e sequelas de lipoaspiração. É uma cirurgia subcutânea, sem incisão e realizada em consultório. É um procedimento simples e seguro.

Com uma agulha introduzida na pele, são rompidos os septos fibrosos subcutâneos (“traves de fibrose” que puxam a superfície cutânea para baixo). O número de sessões necessárias dependerá do tamanho, profundidade e localização do defeito, além da resposta individual de cada paciente.

No pós-procedimento é normal a formação de hematomas. Além dos septos fibrosos, vasos subcutâneos são rompidos e levam ao sangramento e a formação de hematomas. A formação de hematoma é importante para o resultado pelo estímulo na produção do colágeno novo que preenche o local tratado e confere um aspecto de relevo mais uniforme à pele. Como a produção de colágeno é lenta, além da melhora imediata pela ruptura dos septos fibrosos há uma melhora progressiva em alguns meses (em geral 3 meses) após o tratamento pelo aumento de colágeno local.

Principais Indicações:

Pode ser utilizada para correção de celulite de grau avançado, cicatrizes deprimidas e outras alterações no relevo da pele.

Contra-indicações:

É muito importante uma avaliação criteriosa por um dermatologista ou cirurgião plástico experiente na indicação dessa técnica, já que se mal indicada pode levar a piora da cicatriz ou do defeito.


Outras contraindicações seriam antecedentes pessoais tais como: queloide, tabagismo, infecção ativa no local, doenças sistêmicas não controladas e expectativas irreais do paciente em relação ao procedimento.

Pós- procedimento:

É normal ocorrer inchaço e hematomas nos locais tratados.
Orienta-se evitar atividades físicas por 10 a 15 dias dependendo da extensão do procedimento, assim como evitar exposição solar enquanto os hematomas estiverem visíveis na pele do paciente.

Complicações:

As complicações (manchas, cicatrizes, infecção) são raras quando a subcisão é realizada de forma correta e com indicação precisa. No entanto, podem ocorrer quando mal indicadas ou realizadas de forma incorreta. As orientações médicas devem ser seguidas pelo paciente afim de evitar tais complicações.

Set your categories menu in Header builder -> Mobile -> Mobile menu element -> Show/Hide -> Choose menu
Start typing to see posts you are looking for.
Shop
Chamar no WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá! Em que podemos ajudar?