A bebida alcoólica aparece no seu final de semana?
Já te adianto que ela não faz muito bem ao seu corpo, viu? Mas calma! Assim como tudo na vida, vale sempre o EQUILÍBRIO! Se você gosta, não precisa se privar e nunca mais colocar uma gota de cerveja na boca, apenas tenha consciência não é saudável encher a cara sempre e tome uma atitude em relação a isso.
FIQUE DE OLHO NA FREQUÊNCIA:
“Ahhh, mas eu só bebo de final de semana”
Ok, mas quando começa seu final de semana? Uma cerveja na quarta pq tem jogo, uma na quinta no Happy Hour, na sexta bebe porque #sextou, no sábado tem churrasco na casa do amigo, domingo tem almoço na sogra… e quando você viu, a bebida alcoólica apareceu na maior parte da semana.
SÓ SE DIVERTE QUE BEBE?
Se você acredita que só consegue relaxar ou se divertir se beber muito, opa, sinal de alerta! Você não precisa obrigatoriamente beber para a festa ser legal e o que será que está faltando na sua vida que você está usando a bebida para preencher esse espaço?
MUITA ÁGUA, POR FAVOR!
O álcool provoca desidratação no nosso corpo, então para manter o corpo hidratado (e minimizar a ressaca) a cada dose BEBA 1 COPO DE ÁGUA.
DE OLHO NA QUANTIDADE
Estudos recentes demonstram que NÃO HÁ NÍVEL SEGURO para o consumo de bebida alcoólica. Mesmo a ingestão de 1 dose representa um aumento de risco para problemas de saúde. Segundo a OMS, o álcool está relacionado com cerca de 60 diagnósticos diferentes e há uma relação de dose-resposta, (quanto mais você bebe, maior o risco da doença).
Resumindo: se puder, não beba; se for beber, beba o mínimo possível.
BEBIDA ALCOÓLICA ENGORDA?
Dependendo da quantidade, sim. Por exemplo, uma lata de cerveja tem o mesmo valor nutricional de 1 pão francês. Aí eu te pergunto, quantos “pães” você toma por final de semana? 4? 8? 12?
RESPEITE AS REGRAS
🚫 Bebida alcoólica não é para menores de 18 anos, então não incentive ou ofereça.
🚫 Se beber, não dirija. Vá de carona ou táxi.
Com amor,
Dra. Camila Castello
Nutricionista – CRN-3/53818